segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Baratas do Coqueiro Mecistomela

Feliz 2017!!!

Como achei q as fotos ficaram bonitinhas, gostaria de compartilhar com vc <3 br="">Fotos tiradas em Ilhabela litoral norte/sp
<3 br="">
o bicho estava num tronco de coqueiro (cortado que sustenta uma orquidea) mas há vários coqueiros ao redor tbm

Minei de São Paulo, capital.
Olá, Cesar. Este inseto seria da mesma família da barata-do-coqueiro? O inseto parece o mesmo, mas de coloração diferente. Foi encontrado em Balneário Campo Bom, cidade de Jaguaruna/SC, final de dezembro/2016.

Na região, composta por mata e dunas, próximo à praia e à uma lagoa, encontrei diversos outros insetos, como louva-a-deus, 2 espécies de baratas, vespas, besouros e moscas de cores variadas (consegui fotografas poucas), percevejo-pirata, paquinha, além de aranhas, dentre outros!
Gerson Silva.
Mais um caso de sincronia, onde recebo imagens do mesmo inseto em diferentes regiões. Gerson, não só da mesma família, mas Mecistomela é um gênero próximo e também é chamada barata-do-coqueiro (1, 2). Nós temos inclusive, o que parece ser um "relacionamento amoroso" entre espécies dos dois gêneros (embora devo acrescentar hoje que parecem haver formas vermelhas na espécie).

O exemplar paulista possui padrões diferente do catarinense, mas Mecistomela marginata é a única espécie conhecida do gênero, que varia naturalmente em padrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário