quarta-feira, 6 de julho de 2016

Besouros Crisomelídeos no Rio Grande do Sul

Pedido 1: Fotografei este outro, o qual acredito que seja do mesmo gênero, mas de outra espécie, pois tem apenas quatro manchas. Ele era ainda muito pequeno. É possível que, quando cresça, as manchas aumentem? Um abraço

Pedido 2: Boa noite, César. Compartilho outro besouro que não encontrei identificação. Quem sabe já tenhas visto. Abraço
Rafael do Rio Grande do Sul.
Rafael, ambos são Chrysomelidae: Galerucinae. O primeiro não é difícil encontrar espécies com padrões de manchas semelhantes neste grupo (1, 2, 3, 4, 5, 6). O mais próximo que encontrei é esta única imagem de Monomacra varicornis (Alticini), mas também não garanto, ele pode mesmo ser Luperini. Este besouro não crescerá mais, pois já é adulto. Os estádios imaturos dos besouros são ovo, larva e pupa.

O segundo, vejo que tem afinidade com Oedionychus vigintinotatus (Alticini) e, de fato, parece ter vinte manchas como o nome sugere; apesar de não combinar com o indivíduo da imagem disponível, ainda me parece um bom palpite.

Atualização: Através do documento encontrado pelo Rafael, o nome válido do segundo é provavelmente Kuschelina vigintinotata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário