quinta-feira, 14 de abril de 2016

Oviposição de percevejo Pachylis em Brasília e Macho em São Paulo

Boa noite! Este inseto pousou hoje na minha camiseta que estava secando no varal e botou esses ovos. Fiquei receoso de ser um barbeiro, então, sacudi a camiseta p/ expulsá-lo e como os ovos estavam grudados tirei com um jato de água. Será que era mesmo um barbeiro? Qual a atitude correta? Local: Brasília - DF, em uma área residencial mais afastada do centro urbano e com maior incidência de insetos, especialmente aranhas. Obrigado!!
(...)
Agora vai com imagem...Então...pesquisando pelas imagens de barbeiro achei muuuito parecido. Tem as mesmas características, inclusive o "losango" nas costas congruente com outro menor mais perto da cabeça. Nesse caso, os ovos são pretos (como na imagem). O que vc acha? Obrigado!
Alexandre Modesto.
Como eu havia dito, Alexandre, é difícil que um barbeiro bote seus ovos em uma roupa, e os ovos não se parecem com os ovos que mostrei. Este é um percevejo Pachylis sp. (Coreidae: Coreinae: Nematopini/Nematopodini), a dilatação bicolor das antenas pode, neste caso, facilmente diferenciá-lo de um barbeiro (1, 2, 3, 4). São percevejos fitófagos, podem se defender produzindo mal-cheiro.

Este aspecto observado das asas é comum entre os percevejos (Heteroptera spp), grupo com mais de 42.000 espécies, distribuídas em quase 6.000 gêneros e aproximadamente 90 famílias, de acordo com BugGuide.

Você pode ver as várias espécies de Pachylis nesta revisão do gênero, a diferença nos fêmures traseiro se refere ao fato daqueles serem machos, como mostra este pedido recente:

Minei Luciana: Olá, Cesar! "salvamos" um percevejo pachylis sp ?
Quanto à espécie, o do Alexandre me põe dúvida, mas pela chave na revisão citada, não me há dúvida de que o indivíduo da Minei é P. laticornis (e torna errados os exemplares em CSF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário