terça-feira, 1 de setembro de 2015

Besouro dos Fungos Erotylus no Rio de Janeiro

Cesar, mais um do PN Serra da Bocaina em São José do Barreiro, SP. Este é um besouro Erotilídeo, certamente Erotylus sp. Eu postei essa foto num grupo de entomologia do Facebook e depois de alguns palpites o dr. Celso Godinho Jr. disse que provavelmente pode ser um E. histrionicus. O que acha?
André Alves de Rio de Janeiro, capital.
André, a primeira literatura que consigo consultar é Besouros e Seu Mundo de... hum... Celso Lima Godinho Júnior. Ele 'parece' combinar bem com Erotylus histrio (Erotylidae: Erotylinae: Erotylini; tendo o seu menos marcas pretas nos élitros), por onde chego nesta imagem em Biodiversidade Teresópolis (que combina ainda melhor com a ilustração do dr. Celso e ambos diferem e muito deste exemplar).

Esta revisão de Erotylidae (original) compara as duas espécies e eu acabo entendendo que E. histrionicus não deveria ter nenhuma faixa preta contínua, nítida: "Differs from E. histrio by ... the yellow markings crowd the elytra all over, leaving no decided black fascia" mas não posso acrescentar mais que isso, os palpites do dr. Celso Godinho são os melhores palpites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário