terça-feira, 8 de setembro de 2015

Arrebenta-bois Cissites em São Paulo

Este inseto apareceu em casa e está no tronco de árvore morto que uso de apoio para orquídeas. Não sei se existe relação, entre esse inseto e o outro que apareceu antes, que parecia uma mamangava (era mais gordo e preto, pelo menos foi o que eu conclui) que fez ninho nesse lugar. Mas parece que esse inseto novo tomou o lugar do outro. Ou seria o mesmo inseto mais jovem? Estou em São Paulo, no bairro do Butantã, não sei se ajuda essa localização. Só queria saber se esse(s) inseto(s) podem afetar outras plantas (furar os troncos) e/ou podem se abrigar em móveis de madeira dentro da minha casa. Obrigado pela atenção e aguardo sua resposta.
Marcelo Kussunoki de São Paulo, capital.
Marcelo, é bem isso que você observou. A mamangava-de-toco constrói um buraco que serve de ninho para as suas larvas e deixa nele uma provisão de alimento. Este arrebenta-bois Cissites sp. (Meloidae: Nemognathinae: Horiini) rouba o ninho e o alimento para suas próprias larvas, uma relação chamada cleptoparasitismo. São bichos bem diferentes, uma abelha e um besouro.

Desta forma, levando em consideração a preocupação com danos em madeira, este bicho é benéfico. A mamangava, não posso te dizer que é impossível que danifique móveis dentro de casa, mas me parece bem difícil. Elas também não nidificam em árvores vivas, apenas madeira morta.

As espécies de Meloidae segregam uma substância cáustica; se um bicho o ingerir, pode morrer. Arrebenta-boi é na verdade o nome comum a outras espécies da família, que costumam causar acidentes com gado, que os ingere junto com seu alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário