quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Aranha Caranguejo-Gigante Macrinus na Bahia

Olá, gostaria de identificar esta linda aranha armadeira que apareceu em minha residência dia 09 de setembro de 2015 em Salvador/Ba, ela estava caminhando pela parede a noite e pulou em cima da porta, consegui captura-la e queria saber se é venenosa, também quais são os riscos já que possuo crianças em casa, será que pode haver outras pela casa? Ela tem mais de 9 centímetros e é muito rápida, minha filha ficou com muito medo quando viu o pulo que ela deu, o que devo fazer ao me deparar com outras? (Ps* perdão pela falta de qualidade,capturei as imagens pelo celular.) Agradeço antecipadamente, Bom trabalho! :-)
Marcelo Rocha Lordelo de Salvador, Bahia.
Macelo, está difícil, ela não está nítida pra ver os olhos, mas dá pra dizer com segurança que é um macho e que nã é uma armadeira. Se não fosse grande, eu diria que é um filodromideo, pelo porte, deve ser Trechaleidae (nunca vi com essa coloração) ou Sparassidae. Vou pedir a opinião do dr. Brescovit.

Elas não são perigosas, não deve ter mais em casa, entrou por acaso. O que recomendo é coletar, como você fez, e devolver à natureza.

Atualização 11/09/2.015 - Marcelo: Tentei tirar fotos mais claras para ajudar na identificação, em relação ao tamanho dela eu medi com uma régua e deu aproximadamente 8 centímetros e meio com as perninhas esticadas. Nas últimas fotos dá para perceber que ela estava se preparando para pular. Agradeço pela atenção, Bom trabalho. :-)

Cesar: Marcelo, eu achei conveniente substituir as imagens antigas ao invés de apenas acrescentar as novas. No entanto, o dr. Brescovit foi capaz de identificar com o que tínhamos. Parece não haver qualquer imagem anterior na internet destas aranhas. Eu coloco para comparação o gênero Quemedice, que o próprio artigo afirma ser próximo. Até onde sei, todas as aranhas desta família são tranquilas:

Dr. Antonio Brescovit: Sparassidae - genero Macrinus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário