terça-feira, 30 de junho de 2015

Besouro Tartaruga na Bahia

Encontrado no bioma de Mata Atlântica, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, sobre uma uma folha, este pequeno inseto a princípio me lembrou uma joaninha, porém, ao pesquisar imagens do bicho vi que outro nome estava sendo Besouro-tartaruga. Com não sou especialista optei por recorrer a quem é para definitivamente saber se é uma joaninha metálica ou um besouro-tartaruga. O bicho tem uma cor amarelo-metálico, algo bem diferente das cores comuns das joaninhas, apesar, de ser todo uma joaninha em formato e forma de voar, abrir as asas e etc. Sua cor é bem chamativa por ser metálica, por isso a necessidade de realmente saber o que.
Toni de Salvador, Bahia.
Toni, são tão especialista como você mas garanto, este é sim um besouro-tartaruga, pode ser Coptocycla sp. (Chrysomelidae: Cassidinae: Cassidini).

A semelhança entre eles é apenas superficial. O modo de abrir as asas e voar, é comum a praticamente todos os besouros que voam (1, 2). É preciso se atentar a detalhes como as antenas por exemplo, compare estes dois exemplares: 1 e 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário