sábado, 9 de maio de 2015

Larva de Besouro de Carpete no Rio Grande do Sul

Bom dia! 
Há algumas semanas encontrei este inseto em um cobre leito que comprei em uma loja no Paraná. Mas já fazem cerca de dois anos, o que acredito não ser problema quanto a origem do produto. Ficou guardado em saco de armazenamento durante o verão. Quando abri a coberta percebi como pequenos "rabinhos" pretos, alguns mortos e outros vivos. A primeira vista precisam ser mortos por grande força, tal como com a pulga ou carrapato, ou seja, não morrem apenas com uma pisada de chinelo! Observando mais de perto e os maiores, são como uma traça, mas não tenho ideia do tipo e como exterminar pois parece-me uma praga que se dissemina com certa facilidade. Hoje pela manhã visualizei no chão ao lado da cama o que aparece nas fotos. Até então o único, mas gostaria de saber se há identificação para o mesmo! Grata pela informação!
ANoal de Santa Maria, Rio Grande do Sul.
ANoal, este bichinho é uma larva de besouro-de-carpete da família Dermestidae, provavelmente Attagenus sp. Eles podem infestar alimentos estocados, tecido, lã e se desenvolver em casa consumindo pó, cabelos, etc.

Eu diria que pra controlá-los, em alimentos seria descartar, em roupas remover e em outros ambientes de casa, limpar o pó de todos os cantinhos, se possível com aspirador. Alguns dermestídeos adultos (o caso de Attagenus) se alimentam de pólen, não vivendo dentro de casa, de modo que a infestação pode durar apenas uma geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário