sábado, 11 de abril de 2015

Aranha Armadeira no Rio Grande do Sul

em 3 dias matei 4 dessas aranhas na minha área de serviço da casa, hj tomei um susto dentro da minha pia da cozinha, essa da foto cheguei perto ela se armou com as patas para o alto e ela tipo ''cambaleava'' me seguindo. que espécie é esta ? qual soro devo usar caso tome uma picada ? no inverno ela pode viver no meu quintal ou só durante o verao ? obrigado..
Diego Salles de Tramandaí, Rio Grande do Sul.
Diego, esta é uma aranha-armadeira Phoneutria sp. (Ctenidae), pela barriga alaranjada, um macho e pelo tamanho reduzido em relação aos itens da pia, jovem.

Se for picado por ela, muito provavelmente você não terá que tomar soro algum. O soro é usado em casos considerados graves, que são a minoria dos acidentes, e em crianças pequenas ele é obrigatório. O soro usado se chama antiaracnídico, que serve pra picada de armadeira, aranha-marrom e escorpião-amarelo.

Elas podem ser encontradas o ano inteiro, mas são mais avistadas de março a abril, pelo menos em São Paulo, que é o período de reprodução, quando estão mais ativas. Não é o caso desta, pois não acredito que seja um indivíduo adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário