quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Grilo-Toupeira em Portugal

Encontrei enterrado na terra onde costumo plantar tomates e morangos, aqui em Portugal estamos no inverno. É tudo o que posso informar, já vi centenas de bichos mas nunca vi nada igual e gostaria de saber o que é. Obrigado
Ricardo Lascasas de Valongo, Portugal.
Ricardo, esta é uma paquinha da família Gryllotalpidae (Orthoptera: Ensifera). No Brasil nós temos nomes como paquinhas, cachorrinho-da-terra, d'água e do mato, em Portugal os nomes parecem ser ralo e grilo-toupeira.

Estes bichos danificam as raízes das plantas, alguns dizem que se alimentam delas, outros que apenas as danificam enquanto abrem galerias no solo. Como eles são praticamente grilos com adaptações fossoriais, acredito que eles sejam onívoros e detritívoros. Aparentemente, todas as espécies de Portugal são classificadas no gênero Gryllotalpa, sendo a espécie mais comum Gryllotalpa gryllotalpa. Suponho que não seja adulto pelas asas reduzidas.

Esta família é encontrada em praticamente todo o globo e me parece que são campeões de pedidos em What's That Bug?, sendo pouco vistos apenas por sua vida fundamentalmente subterrânea. Temos uma boa discussão aqui no Insetologia sobre a picada destes bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário