quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Baratas Silvestres em Minas Gerais e São Paulo

Olá César! 
Barata silvestre que estava escondida sob as folhas de um arbusto no meio do cerrado. Essa barata traz os mesmos problemas que aquelas, digamos, domésticas?
Geraldo M. Pereira de Curvelo, Minas Gerais.
Bom, primeiro é preciso falar sobre o problema que as baratas representam. Baratas são grandes recicladores da natureza. As baratas urbanas, junto com os ratos e pombos consomem o lixo que nós produzimos, se não fosse por eles, nos afogaríamos em nossos próprios resíduos. Desta forma, se infestam, se trazem doenças, ainda assim, antes com eles do que sem eles.

Baratas silvestres não vivem no nosso lixo, não infestam residências, desta forma nem as desvantagens que vêm junto com as grandes vantagens das urbanas elas têm. Não consegui chegar a uma identificação pra esta barata. Se ela não tiver naturalmente as asas curtas, ela é uma ninfa. As antenas, grossas, são bem distintas e poderão nos ajudar a ir mais longe. Acrescento abaixo imagens minhas e estou marcando como não identificadas.

Atualização Nov/2.015 - Vitor Tarli: Opa (a primeira) é uma Nyctibora (Ectobiidae: Nyctiborinae) mesmo, com essa glandula e a tomentosidade.

Atualização Jan/2.016 - Victor Ghirotto: Parahormetica (Blaberidae: Blaberinae), Cesar!Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário