quinta-feira, 26 de junho de 2014

Besouro Longicórnio em Santa Catarina: Sobre a semelhança de diversas espécies

Uma colega postou esse inseto no facebook perguntando que especie é. Desde pequeno, sempre vi alguns na minha casa, e hoje fiquei querendo saber quem é o amiguinho da foto.
Ele tem o Tronco de cor verde. A cabeça, 6 patas e 2 antenas são vermelhas. e o que sempre me chamou a atenção são as "bolinhas" que ele tem no meio das antenas.
Guilherme de Tubarão, Santa Catarina.
Guilherme, este é um besouro da família Cerambycidae e com ele acontece algo curioso: os besouros desta família talvez sejam o grupo mais bem identificado por aqui, mas estes, apesar de serem bem marcantes, eles são puco distintos, a ponto de eu deixar a identificação apenas na subfamília: Cerambycinae.

Existem muitos exemplares semelhantes a este postado, às vezes eles têm élitros verdes como este, às vezes azuis. Vou tentar deixar registrado aqui todo o grupo de gêneros mais semelhantes para usar esta postagem como referência futura. Os números entre parêntesis representam o número de espécies de cada gênero com ocorrência no Brasil, a tabela foi elaborada com base nos dados em New World Cerambycidae Catalog. Eu prefiro Compsocerus violaceus (Compsocerini) para a maioria dos registros.


Família: Cerambycidae - Subfamília: Cerambycinae
Tribos Compsocerini Rhopalophorini Unxiini
Gêneros Compsoceridius (1) Cosmisoma (37) Paromoeocerus (5)
Chaetosopus (3) Parunxia (1)
Compsocerus (6) Unxia (3)

Atualização nov./2.020 - Jackson Cordeiro Brilhador: Olá! César, esse espécime da publicação é da espécie Paromoeocerus barbicornis (Cerambycinae, Unxiini), pois percebe-se que os fêmures são gradualmente claviformes e os tufos estão inseridos nos antenômeros VI. E de acordo com o Catálogo dos Cerambicídeos Neotropicais (Monné, 2020, p. 975-), essa espécie é a única, das três espécies semelhantes, com ocorrência no estado de Santa Catarina. Esta espécie apresenta alguns caracteres semelhantes com Compsocerus violaceus, tais como a localização dos tufos das antenas, porém distinguem com relação ao formato dos fêmures, pois nesses apresentam uma espessura mais uniforme.

Atenciosamente, Jackson

Nenhum comentário:

Postar um comentário