sábado, 22 de março de 2014

Mariposas Falcão em Santa Catarina

Por favor, me ajude a identificar estas beldades!
Estou aprendendo muito com você e me arrisco a dizer que são da família Sphingidae...
Janeth Coutinho de Guabiruba, Santa Catarina.
Janeth, você está certíssima, todas as mariposas aqui são mariposas-falcão da família Sphingidae. E, mais uma vez, não sei quem persegue quem, você nos envia uma mariposa verde (1 e 2)!

Este é um grupo relativamente fácil, temos aqui cinco espécies distintas em apenas três gêneros diferentes.

A primeira,  uma Xylophanes chiron (Macroglossinae: Macroglossini). De acordo com Learn About Butterflies, esta espécie ocorre em cor de madeira, casca de árvore, folha seca e, neste caso, temos uma folha bem verdinha.

Na segunda, apesar de ser bem distinta da primeira, temos mais uma Xylophanes, qual espécie isso é questionável. As três espécies X. ceratomioides, X. crenulata e X. xylobotes são muito semelhantes. As três podem ser comparadas em Brazilian Hawk Moths, que informa que as duas primeiras foram reconhecidas como espécies distintas recentemente e que poucos espécimes podem ser identificados com segurança sem uma "análise interna". Pela comparação das asas registradas lá, fico com certeza com X. crenulata.

A terceira é uma Enyo sp. (Macroglossinae: Dilophonotini), qual delas também é duvidoso, esta imagem de E. cavifer parece ser indistinguível das fêmeas de E. gorgon em BHM e ambas são registradas para Santa Catarina, deixo a identificação no gênero.

Quarta e quinta são Protambulyx sp., no documento citado temos apenas P. strigilis, a primeira, a segunda eu confio que seja P. eurycles.

Um belo registro da afuna de Sphingidae de Santa Catarina.

Janeth: Maravilha! Obrigada!São todas distintas, a primeira é verde mesmo, fiquei encantada!
Janeth

Atualização: A terceira é fêmea de Enyo gorgon, pela curva na pontinha das asas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário