sábado, 15 de março de 2014

Aranha de Teias Douradas em Goiás

Essa aranha apareceu entre os pés de bananeiras, próximo a um pé de manga, teceu uma teia de mais ou menos 70 cm. Ela mede aproximadamente 3 cm entre a cabeça e o abdome, tem as pernas alaranjadas e pega muitos insetos que até formam um cordão de insetos envolvidos em teia, o abdome é grande e se movimenta razoavelmente rápido. Ela já mudou de lugar e agora está no pé de manga e fez uma teia nova que vai do pé de manga ao muro do vizinho. Não é agressiva. Será que é inofensiva e posso confiar que não vai causar mal as crianças?
Dourado de Goiânia, Goiás.
      Dourado, curiosamente, a aranha que você enviou é tecedora de teias douradas, a Nephila sexpunctata (Nephilidae). Aranhas da família Nephilidae, são conhecidas pelo gigantismo das fêmeas, que são muitas vezes maiores que os machos.
     Eu não posso dizer que ela seja inofensiva, esta aranha é grande e possui quelíceras proporcionalmente grandes, sua picada deve doer bastante, semelhante à picada de um marimbondo, mas seu veneno não é preocupante e elas são aranhas muito tranquias, só picariam se pressionadas contra o corpo estando em roupas ( oque nesta espécie é praticamente impossível) ou manipuladas incorretamente.
     Aranhas são animais benéficos que, como você observou, controla a população de insetos e pode pegar alguns que trariam maior problema para suas crianças. Sua presença é uma boa oportunidade para ensinar as crianças a repeitar as pequenas e mal compreendidas criaturas que nos rodeiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário