sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mantispídeo Paramantispa em Minas Gerais

Oi Cesar,
Desta vez trouxe pra identificação um inseto que apareceu em minha chácara, em Pouso Alegre-MG. Ele foi achado sozinho, voando baixo e foi ate confundido com marimbondo, mas os detalhes nos deixaram surpresos, pois nunca tínhamos visto esta espécie lá na chácara. Parece uma mistura de vespa com garra de escorpião. Infelizmente, quando conseguimos detê-lo, parece que ele já havia perdido uma das garras dianteiras. Eu possuo um vídeo, mas envio posteriormente, caso seja necessário. Ele voa e anda muito rápido, lançando as garras dianteiras na frente, com uma passada muito ampla...é horrível se deparar com ele....Será que vc já o conhece??é perigoso ou venenoso??? Agradecemos a atenção, mais uma vez, e tenha um Feliz Ano de 2014!!!
Maria de Paula de Curitiba, Paraná.
Maria, a figura curiosa aqui é um mantispídeo (Neuroptera: Hemerobiiformia: Mantispidae) e um muito bonito por sinal. Suas garras são melhor comparadas às dos louva-a-deus e, de fato, há casos de mantispídeos que mimetizam vespas, bem provável que haja alguma espécie com marcas bem semelhantes vivendo no mesmo bioma. Por ser m indivíduo bem distinto, seria fácil determinar gênero ou espécie, se tivéssemos referências visuais, mas ele é provavelmente uma das duas espécies, Gerstaeckerella irrorata (Drepanicinae) e Trichoscelia zikani (Symphrasinae), citadas neste documento.

Estes insetos não representam perigo algum. Feliz 2014!

Atualização Ago/2.016:  Paramantispa ambusta parece ser uma boa identificação.

Atualização Abr./2.019: O link com certeza estava errado, ambusta tem pronoto e cabeça negros, este deve ser P. decorata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário