sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Besouros Carabídeos em São Paulo

Boa noite, esse inseto aparece todos os dias, praticamente em todos os cômodos do apartamento - até no banheiro. Sobretudo, durante a noite. Três empresas de dedetização vieram aqui e nenhuma soube dizer o que é. Eles tem aumentado e agora, além do chão, andam nas paredes, janelas e teto. Eles vem de fora ou há algum ninho aqui? Percebo insetos bem pequenos e uns já maiores. Eles andam muito rápido, principalmente quando "percebem" algo ou alguém por perto. Tenho piso frio em todo o apartamento e piso laminados nos quartos. A região tem muitas árvores. Também há um cemitério bem próximo. Moro aqui faz um mês e praticamente desde o primeiro dia percebo eles. Tem cada vez mais insetos e não sei o que é. Obrigada.
Natalia de Santo André, São Paulo. 
     Natalia, o melhor que eu posso chegar nestes é que são besouros e parecem Carabidae: Harpalinae, talvez Lebia sp. (Lebiini/Lebiinae), mas poderia ser muitos outros gêneros semelhantes e é praticamente impossível dar palpite de espécie se não for uma que costuma infestar residências, o que eu não acredito que seja. Estando certo, estes bichos são normalmente predadores, se forem Lebia, as larvas jovens ainda são parasitas de outros besouros, a proliferação destes bichos pode significar um problema maior, em algum lugar, de outros insetos, não acredito que o problema esteja dentro de casa. Sabe dizer se os vizinhos têm passado pelo mesmo problema?
     Eu gostaria que a antena direita do bichinho não estivesse cortada, por que estou estranhando o fato do último segmento da esquerda parecer alargado.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário