domingo, 27 de outubro de 2013

Escaravelho em São Paulo

Olá, eu preciso de ajuda a respeito de um besouro preto e amarelo que certa vez, aliás a muito tempo atrás, já tem uns 5 anos, cravou sua patinha traseira em meu indicador quando eu tentei tirá-lo da pia enquanto lavava louça... Sempre ouvi falar que cores fortes na natureza designam veneno... Bem o que me preocupa é que desde então por volta de três em três meses, e eu diria ainda; na lua cheia rs meu dedo indicador fica como ficou no dia da picada é um incômodo misturado a dor, começa a inchar e permanece assim por volta de uns 4 dias, o aspecto do local fica como se fossem bolhinhas internas de pus. Como já faz muito tempo olho os besouros na internet e tenho dúvidas de qual deles é, só me lembro que era belíssimo preto e amarelo de porte médio.
espero que consiga me responder, att,
Marilaine, o bonitão é um besouro da família Scarabaeidae, mas visto por baixo, não sei te dizer qual é, meu melhor palpite é que se trate do besouro drury Macraspis cincta (Scarabaeidae: Rutelinae). Me parece que há rutelíneos que não são comestíveis, mas eles jamais vão te injetar veneno. Estes bichos têm espinhos nas pernas, leia o que disse nesta postagem o entomólogo Eduardo Fox.

Com sinceridade, eu acho que existe uma carga psicológica para que isso se repita desta forma contigo.

Walther Ishikawa: Os Macraspis cincta são todos escuros na região ventral. Quem tem essa bonita cor é a Rutela lineola, deve ser essa espécie, ou alguma próxima.Abraços!!

Marilaine: Caro Cesar Crash, agora tenho certeza que se trata do Rutela lineola, reconheci a costinha dele! Poderia ser um bom palpite o fator psicológico se eu tivesse medo de besouros... mas eu estava tentando o salvar, então não sei mesmo, só acho que alguém poderia estudar essas reações, pois se isso tivesse acontecido em outro local (nos olhos por exemplo) poderia ser algo mais sério do que é pra mim. Obrigada pela ajuda na identificação.

Cesar: Marilaine, o que pode ter acontecido, na minha opinião, é uma infecção causada por bactérias nas pernas do inseto, não creio que seja algo produzido pelo próprio besouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário