quarta-feira, 5 de junho de 2013

Larva de Mariposa Falcão em Minas Gerais

Boa noite, achei esta lagarta no quintal da minha casa e achei ela diferente por ser sem "pelos" e ter uma especie de antena no final do corpo. Esta antena nas fotos esta deitada na direção do corpo, mas normalmente ela fica levantada. Encontrei ela longe de qualquer vegetação, apenas a un 3 metros de um vaso de plantas com espada de são horge e boldo. Estava em uma sacola de pano. Estudo biologia na UFMG e fiquei curioso sobre a especie desta lagarta. Se puder identificar ficarei agradecido. Muito Obrigado e parabens pelo site.
Rodrigo Guimarães de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Rodrigo, esta lagarta é uma Isognathus sp. (Sphingidae, Macroglossinae Dilophonotini), prefiro não garantir espécie, mas é provavelmente Isognathus scyron. Este "chifre" na traseira da lagarta é comum na grande maioria das espécies desta família. Só estou achando muito curto para a espécie, mas deve ser o último instar e ela desceu à terra por já estar pronta para pupar.

Obrigado pelos parabéns!

Rodrigo: Obrigado pela resposta! Pelo que vi em outras fotos realmente o chifre está muito pequeno. Ela deve estar para "pupar" mesmo, estava sempre procurando ir ao chão enquanto eu "brincava" com ela.Ela causa algum tipo de queimadura e ou irritação ao toque?

Cesar: As larvas da família Sphingidae são totalmente inofensivas.

Atualização Nov./2.017: I. allamandae parece ser melhor possibilidade, I. scyron não deve ocorrer em MG.

2 comentários:

  1. Obrigado pela resposta! Pelo que vi em outras fotos realmente o chifre está muito pequeno. Ela deve estar para "pupar" mesmo, estava sempre procurando ir ao chão enquanto eu "brincava" com ela.
    Ela causa algum tipo de queimadura e ou irritação ao toque?

    ResponderExcluir
  2. As larvas da família Sphingidae são totalmente inofensivas.

    ResponderExcluir