quarta-feira, 29 de maio de 2013

Percevejos e Moscas... Assassinos de Abelhas!

Saudações Cesar.
Estou enviando a foto deste Percevejo predando uma abelha.
Somente para compartilhar com o pessoal do insetologia o quanto a natureza é perfeita.
Abraços.
Marquinhos.
Marcos Cesar Campis de Morro Agudo, São Paulo.
     Obrigado, Marquinhos, por compartilhar este interessante registro conosco.
     O percevejo aqui é um Apiomerus sp. (Reduviidae: Harpactorinae: Apiomerini), provavelmente Apiomerus lanipes e capturar abelhas é sua especialidade. Este documento explica que, pelo menos alguns assassinos-de-abelhas da tribo Apiomerini usam resinas pegajosas nas pernas dianteiras para poder agarrá-las.
     A abelha é uma abelha-europeia Apis mellifera, mas eu gostaria de chamar a atenção pra um terceiro inseto, pouco destacado na foto.
     Existe uma mosquinha pousada nas asas do assassino. Ela tem tudo pra ser uma mosca da família Milichiidae. Neste caso, ela tem uma relação interessante entre ela e o percevejo que no link da Wikipedia consta como cleptoparasitismo e o qual eu diria que se trata de comensalismo. A mosca também se alimenta de outros bichinhos, mas não os captura, por isso acompanha o percevejo pra poder se aproveitar da comida que ele abate. Na imagem dá pra ver que a barriguinha dela está enorme, o que deve justificar seu desinteresse pela abelha, mas suspeito que seja uma outra mosca um corpo estranho que vejo entre as asas da abelha.
     Podemos ver em Arthropoda Photos imagens de Milichiidae se alimentando em uma abelha e em Milichiidae Online imagens delas acompanhando Apiomerus sp..

Marquinhos: Valeu Cesar.Muito didático estas informações.
Obrigado.
Abraços.

Um comentário:

  1. Valeu Cesar.
    Muito didático estas informações.
    Obrigado.
    Abraços.

    ResponderExcluir