domingo, 12 de maio de 2013

Percevejo Pés-de-Folha

Olá Cesar Crash! Nunca vi, antes, o inseto, cujo link colei acima.
Nos últimos dias começaram a aparecer na sacada, nas janelas dos quartos e até no vitrô do banheiro. Eu resido no 6º andar, então eles têm alto poder de voo.
Um deles que matei, estava sobre o granito de cor branca, na mureta da sacada. Quando apertei com um pedaço de papel toalha, além de soltar um cheiro ruim e forte, seu corpo expeliu uma mancha vermelha que ficou impressa na superfície do granito.
Tenho suspeita de que seja Barbeiro, mas não tenho certeza, e estou com receio que seja.
Já apareceram, no meu apartamento, uns 14 desses.
Será que pode identificá-lo com precisão?
Antonio Roberto Malfatti de Rio Gande.
Antonio, clicando no link eu recebo a mensagem: "Este conteúdo está atualmente indisponível. A página solicitada não pode ser exibida no momento. Ela pode estar temporariamente indisponível, o link clicado pode ter expirado ou você não possui permissão para ver esta página."

Mas você pode ficar bem tranquilo, pois este não é o primeiro barbeiro do Insetologia. Este inseto pertence ao gênero Leptoglossus (Coreidae: Coreinae: Anisoscelini), são insetos fitófagos, pragas para a agricultura e neste caso a família é fácil identificar pelo alargamento nas tíbias traseiras em forma de folha.

Não sei dizer se "Rio Grande" se refere a RN, RS ou alguma cidade em outro estado, isto seria muito interessante para pesquisar as espécies de Leptoglossus ocorrentes na sua região. Todavia, tudo nele combina perfeitamente com Leptoglossus occidentalis, um inseto originário da América do Norte, considerada espécie invasora na Europa e que usa sensor infravermelho para localizar comida. Se for o caso, me parece preocupante, pois não encontro registro de sua ocorrência no Brasil.

Um comentário: