quarta-feira, 29 de maio de 2013

Opilião em São Paulo

oi Cesar.Preciso da sua ajuda para identificar essa aranha.Aqui na minha casa tem muita areia,vegetação,arvores.E tenho crianças em casa,e preciso saber se elas são venenosas.Agradeço desde já e Parabéns pelo trabalho.
Monica de Mongaguá, São Paulo.
     Oi, Monica, muito obrigado. Olha, Monica, os bichinhos nas imagens são normalmente inofensivos, mas não sei o que podem fazer se ficarem nervosos. É que já é a terceira vez que eles nos dizem: "Por favor... Nós não somos aranhas!"
     Opiliões são aparentados das aranhas na classe Arachnida, mas separados nas ordens: Opiliones (opiliões) e Araneae (Aranhas). Não picam, se picassem não têm veneno algum e não transmitem doenças. Algumas espécies sabem se defender produzindo mal-cheiro quando incomodados. O segundo par de pernas, que são longas e não param quietas, são usadas de forma sensorial, como as antenas nos insetos.~

Amanda Mendes: Parece bastante com uma fêmea de Heteropachylinae. O que aliás seria muito interessante pq eu só tenho um registro mto antigo de Heteropachylinae para São Paulo e eu já estava começando a desconfiar que era errôneo, pq esses bichinhos atualmente só tem sido encontrados na costa do nordeste, chegando até ES.
Tem uma espécie (Pseudopucrolia mutica, da Bahia, mas chega até o ES) que é sinantrópica e tem uma distribuição mto ampla...será q na verdade ela chega até São Paulo?! Fiquei curiosa agora. Pena que é fêmea.
Abraços e parabéns pela sua iniciativa, é mto legal.
Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário