sexta-feira, 26 de abril de 2013

Donzelinha no Paraná

As libélulas são sempre muito ágeis. O que me impressionou nesta aqui foi justamente por ser muito quieta, consegui me aproximar dela sem problemas.
Elizeu de Irati, Paraná.
Se as libélulas são muito ágeis e esta é bem tranquila, é uma ótima observação, Elizeu. Este bichinho, não é uma libélula, mas uma donzelinha ou libelinha (o primeiro nome é preferível, pois muitos consideram o segundo sinônimo de libélula). Elas são aparentadas das libélulas na ordem Odonata e separadas delas na subordem: libélulas são Anisoptera e donzelinhas Zygoptera. Quatro dicas para diferenciá-las: Libélulas costumam pousar com asas abertas, donzelinhas com asas paralelas ao corpo, neste caso, sua donzelinha é uma exceção à regra, e esta exceção a identifica na família Lestidae. A segunda é que libélulas são bem mais gordinhas do que as donzelinhas e têm o corpo menos flexível. A terceira, é que as libélulas têm grandes olhos juntos, as donzelinhas têm uma grande distância entre os olhos. A quarta é que as asas das donzelinhas têm praticamente o mesmo formato, enquanto as libélulas têm as asas inferiores mais largas na base.

Assim como as libélulas, donzelinhas são animais predadores.

Atualização Jun./2.017 - Diogo Vilela: Provavelmente um Heteragrion sp. (Megapodagrionidae) Grupo bem complicado de identificar só pelo olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário