terça-feira, 23 de abril de 2013

Besouro Epitragus em Goiás

Olá Cesar, tudo bem?
Eu coletei esse Coleoptera em uma plantação de quiabo.
Entramos no outono, então o clima está ameno. Já venho coletando insetos em olericultura por um período de quase um ano, e esta foi a primeira vez que encontrei tal exemplar. Trabalho com insetos em olericultura e tentei identifica-lo a nível de família, porém não obtive sucesso. Fiquei na dúvida se seria Lagriidae ou Chrysomelidae ou alguma outra família. Caso possível poderia identificar para mim?
Desde já obrigado.
Ricardo Costa de Aragarças, Goiás.
Olá, Ricardo, tudo bem, graças a Deus.

Ricardo, eu também fiquei um tanto confuso com este carinha aí, tanto que antes de ver as imagens ampliadas eu achei que era um besouro-joia. Eu encontrei este besouro do gênero Epitragus (Tenebrionidae: Pimeliinae: Epitragini), a fonte traz visões dorsal e ventral e combinam até na localização dos pelinhos amarelos. Vi também que Epitragus sp. é bem conhecido como praga do imbuzeiro.

Ricardo: Bom dia Cesar
Muito obrigado pelo atendimento.
Fiquei muito feliz.
Qualquer assunto me encontro a disposição.
Atenciosamente
RICARDO COSTA

Um comentário:

  1. César...agradeço de coração o pronto atendimento...pena não ter descoberto o blog antes...trabalho com meu TCC nessa área, porém como o número de pragas é muito extenso...muitas vezes tenho dúvidas quanto a família. De agora em diante, sei com quem contar para sanar minhas dúvidas... Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir