sábado, 6 de abril de 2013

Aranha Papa-Moscas em Minas Gerais

Boa Tarde Cesar, encontrei esse Aracnídeo dentro de casa, a princípio pensei que era um escorpião, mas vi que que se tratava de uma aranha. Pesquisando na Internet, encontrei uma fotos parecida com ele no seu site , parece ser a mesma espécie. O que vc acha?
Monique Schulz de Catas Altas, Minas Gerais.












Monique, certamente esta é uma aranha papa-moscas da família Salticidae, existe uma pequena diferença  nos padrões do abdome do espécime registrado pela Tami, não dou garantia de que seja a mesma espécie, mas sem dúvida se não for é muito próxima e a mais semelhante que encontro registros segue sendo esta Metacyrba sp. (Marpissinae). Na dúvida se se trata de uma aranha Salticidae (embora sejam pequenininhas) observe sempre os olhos da frente, que são enormes (pro tamanho dela), próximos e bem voltados pra frente como vistos no detalhe ao lado.

A formiguinha corajosa creio que seja uma Tapinoma, uma Technomyrmex ou um gênero próximo, talvez o Eduardo possa confirmar.

Eduardo G. P. Fox: Acredita que somente agora reparei na formiguinha?

É uma Crematogaster sp. (Formicidae: Myrmicinae: Crematogastrini). Identificar corretamente espécie neste gênero é muito difícil, sendo a partir de uma foto impossível.

Abraço!

Um comentário:

  1. Acredita que somente agora reparei na formiguinha?

    É uma Crematogaster sp. Identificar corretamente espécie neste gênero é muito difícil, sendo a partir de uma foto impossível.

    Abraço!

    ResponderExcluir