domingo, 31 de março de 2013

Larvas Mata-Porcos em São Paulo

Olá César!
Venho te recomendar visitar este lugar maravilhoso e indicar que tipo de inseto interessante podes observar lá dentro!
A Floresta Edmundo de Navarro foi até a década de 80 o palco das maiores pesquisas com plantio de Eucaliptos no Brasil. Entre prós e contras desta pesquisa, foi produzido muito conhecimento científico de qualidade e uma floresta muito interessante. Recomendo fortemente visitar este local!
Pois bem, num dos meus muitos passeios no local eu observei uma grande larva no chão, e qual foi minha surpresa de descobrir que em verdade eram muitas larvinhas se movendo de maneira coordenada!
Pesquisei um pouco e vi que eram larvas de vespas Symphyta, mas nunca soube de que grupo exatamente. Talvez você ou algum leitor tenha maiores informações?
Grande abraço!
Eduardo Fox
     Encontrei fontes falando sobre duas no gênero Perreyia (Pergidae, Perreyinae): P. lepida e principalmente P. flavipes, responsáveis por casos de morte por intoxicação de gado no Brasil. Pelos documentos encontrados (1, 2 e 3) os casos parecem ser mais frequentes na região sul do país. Wikipedia registra o nome comum mata-porcos e observa: "O inseto adulto, parecido com uma vespa, emerge entre novembro e abril e é raramente encontrado". É interessante ver como não conhecemos o estágio larval de alguns insetos, enquanto outros não se encontra uma só imagem dos adultos. Nesta página podemos ver a aparência de outras vespas nesta família.

Um comentário:

  1. LOL! Precisava da musiquinha de suspense no vídeo?! Isso influencia a percepção das pessoas e garanto que, nesse caso, para uma percepção negativa! kkk...eta povo sinistro!

    ResponderExcluir