terça-feira, 12 de março de 2013

Besouro-Tartaruga em São Paulo

Oi César!
Estou enviando a foto de um besourinho que penso ser um espécime macho de Chelymorpha cribraria. É isso mesmo? Foi encontrado em Altinópolis-SP.
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Chelymorpha sp.
Tami, eu concordo no gênero, mas discordo na espécie. Ao invés de C. cribraria, este parece ser Chelymorpha nigricollis (Chrysomelidae, Cassidinae, Mesomphaliini), com presença confirmada em São Paulo AQUI, note a coloração do pronoto. As espécies de Chelymorpha se alimentam em Convolvulaceae.

Tami: Oi César!!! Os besouros desse gênero parecem joaninhas superdesenvolvidas!
Fiquei um tantinho confusa, olha só minha fonte tbm não está correta (ou está?)
No mesmo site o C. nigricollis (comparando a manchinha dos dois, o que te enviei se parece mais com o C. nigricollis mesmo!!), mas olha só como são parecidos:
Só mudou um pouquinho o formato da manchinha vermelha no pronoto. Será um erro???

Cesar: Tami, agora estou confuso também. Encontrei este texto da Unicamp que diz: "Chelymorpha cribraria F. 1775. (Cassidinae, Chrysomelidae) é uma espécie polimórfica na região de Campinas, São Paulo. Os diferentes padrões cromáticos de C. cribraria foram descritos por outros autores como espécies distintas. No presente estudo estas espécies foram colocadas em sinonímia e seus epítetos passaram a caracterizar os diferentes padrões cromáticos. Os diferentes padrões cromáticos são dados pela coloração do pronoto e coloração dos élitros."

Fiz o download do arquivo, mas infelizmente, C. nigricollis não é citado, mesmo assim, esta informação por si só já poderia resolver a questão. O maior problema que estou vendo é que, sobrepondo as duas imagens semelhantes de C. nigricollis e C. cribraria com pronoto preto em um editor de imagens, eu notei que a morfologia dos dois está na verdade bem diferente. É difícil explicar todos os detalhes, mas a mais clara é fácil: note que em C. cribraria o pronoto tem duas pontinhas que são ausentes em C. nigricollis. Isto poderia mais uma vez resolver a questão, mas a imagem de C. cribraria com pronoto claro em tudo se parece mais com o C. nigricollis do que com C. cribraria com pronoto preto.

Eu entrei em contato como o pessoal do site. É possível que ambos sejam na verdade variações da mesma espécie, ou também que ambos sejam indistinguíveis a olho nu, indistinguíveis pela visão dorsal ou ainda, quem sabe pudéssemos diferenciar se nas imagens pudéssemos ver as anteninhas.

Um comentário:

  1. Olá Cesar, aproveitando esta postagem sobre o besouro-tartaruga, estou querendo identificar este inseto da foto que acredito que seja um besouro do mesmo gênero:
    http://www.flickr.com/photos/edson_ricardo/8585162977/in/photostream

    ResponderExcluir