sábado, 30 de março de 2013

Baratas em Minas Gerais

Remexendo aqui nas minhas fotos de insetos, encontrei mais duas baratinhas. Dá para identificá-las? A primeira foi encontrada em Belo Horizonte - MG e a segunda em Ouro Branco - MG.
Tami, a barata da segunda imagem é uma fêmea da barata-do-Suriname Pycnoscelus surinamensis (Blaberidae). Agora, a barata da primeira imagem está me despertando muito o interesse. Sem dúvida ela é uma  Blattellidae/Ectobiidae (sinônimos), o problema é que ela parece ser uma Ellipsidion sp. que este é um gênero australiano. Espero ainda poder resolver esta questão, ela está me parecendo uma espécie invasiva, mas não encontro registros.

Tami: Cesar, creio q n seja improvável q seja uma espécie australiana, pois encontrei essa barata no zoo de belo horizonte. Pode ser que alguns ovos ou mesmo indivíduos adultos tenham pego carona com alguma carga oriunda da Australia. Seria interessante confirmar a espécie dessa barata e se for mesmo um exemplar exótico, poderemos cadastrada-la como uma espécie invasora no banco d dados do instituto horus!

Atualização Dez./2.017: Vitor Tarli a identificou como Chorisoneura sp. (Pseudophyllodromiinae).

Um comentário:

  1. Para as baratas eu recomendo fortemente contactar a Dra Sonia Fraga, do Museu Nacional RJ, que deverá ter grande prazer em tentar dar um nome a estes espécimes.

    Existem baratas silvestres muito bonitas, e mostrar esta diversidade muito melhora a fama do grupo!..

    ResponderExcluir