sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Casulos Eclodidos em Minas Gerais

Oi César!
Eu gostaria de saber qual é o inseto que produz esse tipo de estrutura (foto). Seriam ovos ou alguma espécie de casulo? Estes estavam aderidos ao tronco de pé de acerola. Tirei a foto em Ouro Branco-MG. Abraço e até mais.
Tami de Altinópolis, São Paulo.
Tami, estes me parecem ser casulos de algum bicho-da-seda (Lepidoptera, Bombycidae) e eles já devem ter eclodido a um bom tempo, mas eu não posso garantir, eu não encontrei nenhuma se alimentando em Malpighia sp.. Parecem ser casulos até por que dá pra ver a casquinha das crisálidas abandonadas lá dentro. É bom lembrar que lepidópteros com frequencia se instalam em paredes e postes em ambientes urbanos para a metamorfose, creio que é possível que neste caso tenham se instalado em uma planta diferente da hospedeira onde se alimentavam.

Tami: Oi César!
Obrigada pela informação! Encontrei esses casulos em um pomar onde também é possível observá-los em outras árvores frutíferas. Ah, um toque: no título está como "Casulos Eclodidos em São Paulo", mas os encontrei em MG! Rss...!! Ahh, outra coisa, amei o post das crianças com o bicho-pau. Quando posso, trabalho com educação ambiental de crianças e adolescentes envolvendo sempre animais de "má reputação" (o último tema foi o morcego), acho incrível como é possível modificar a percepção da molecada com um pouco de informação...rs! Abraço.

Cesar: Obrigado, Tami! Mais uma vez, a questão da localização...

Atualização Jn./2.019 - Kel: Isso pode ser de Arsenura (Saturniidae: Arsenurinae).

2 comentários:

  1. Olá César, boa noite.
    Gosto muito do seu espaço e tenho acompanhado com frequência. Como sempre, riquíssimo, esclarecedor e bem didático.
    Estou terminando a matéria sobre a identificação dos insetos que você tão bem fez e com muita boa vontade fez para o Caliandra do Cerrado.
    Amanhã colocarei a postagem e só esta faltando alguns retoques finais.
    Assim que estiver postado lhe farei uma visita para avisar ok?

    Um grande abraço.
    .

    ResponderExcluir