quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aranhas no Ceará

Caro Cesar,
Em minhas "insanas" pesquisas atras de informações sobre aranhar, eis que encontro seu site. Já estou há quase 1h lendo informações sobre algumas delas.
O motivo do meu contato é na tentativa de descobrir quais os animais que aparecem aqui em casa.
Moro em uma região de reserva ecológica, onde há lagos mangues e próximo à praia. No entanto, minha casa fica distante desses locais.
Enfim... Com frequencia muito alta (quase diariamente), aparecem aranhas, de diversos tipos, tamanhos (até agora não mais que 4cm) e cores.
O caso piora ainda mais em momentos que precedem chuvas. Nesses casos, normalmente aparecem mais de 5 numa mesma noite (certamente fugindo da chuva, presumo!).
Estou bastante preocupado, pois tenho duas filhas (7 e 1,5 anos).
Tenho fotos de algumas delas. Não estão muito nítidas, pois foram tiradas do celular e a maioria à noite.
Coletei algumas amostras (tenho 3 em vaso com álcool). Gostaria de levar a alguns local par identificá-las, mas ainda não encontrei aqui em Fortaleza.
Espero que me ajude nesta árdua tarefa de identificação :)
Se possível, poderia indicar alguma forma de afastar esses animais (veneno, tipo de repelentes quimicos, dedetização etc)?
Danilo de Fortaleza, Ceará.
Danilo, pelo alto grau de dificuldade nas suas fotos, pois além de como você disse, as fotos não estão muito nítidas, estas não são aranhas tão marcantes como estas últimas AQUI e AQUI, eu pedi a ajuda do Antonio que, te asseguro, é a melhor possível:

1 - Corinnidae (a foto ta ruim demais) Exemplo
2 - Pholcidae Exemplo
3 - Ctenidae? (ta fora de foco) Exemplo

Os exemplos eu coloquei para imagens que podem se aproximar delas. Estas identificações são no nível da família, como eu pedi, por que se nestes casos dá pra errar na família, o que dizer sobre espécies. Destas, posso te dizer que a do meio, a única que eu mesmo pude identificar, é uma aranha-vibradora (nome comum em Wikipedia) totalmente inofensiva. A primeira, pode picar se manuseadas incorretamente, o que fará não mais que uma pequena feridinha, se fizer. Já a terceira eu recomendo que não brinque com ela. Se picar, não será preocupante, mas será a mais propensa a fazê-lo, só pra constar, não pra comparar, esta é a família das aranhas-armadeiras.

Para afastá-las de casa, na minha opinião, a melhor saída é o controle de insetos que possam atraí-las e, se possível, bloquear as brechas por onde elas possam entrar. A do meio não é uma aranha caçadora, ela depende de sua teia e pode ser facilmente removida. As outras duas são aranhas que saem pra caçar, não se instalam em lugar nenhum, a melhor saída é impedir que entrem.

Por e-mail, estou passando dados, caso queira enviar as espécies coletadas para análise. Agradeço ao Antonio Brescovit pela ajuda.

Lembrando mais uma vez, este é apenas o quarto pedido de identificação do nordeste, os quatro vieram com aranhas: quatro pedidos, seis aranhas!

2 comentários:

  1. Muito legal que tantas pessoas peçam ajuda com aranhas, e que o Dr Brescovit seja o especialista consultado aqui! Isso pode ajudar a desmistificar muito sobre estes animais que o povo tanto teme!..

    Eu mesmo sei pouco de aranhas, mas nada tenho contra elas. Elas mantém insetos desagradáveis como baratas e mosquitos longe de casa, e nunca tive nenhum acidente com elas (que eu tenha reparado). Parece que realmente muito poucas espécies podem realmente causar algum receio... Estou aprendendo muito!

    ResponderExcluir
  2. É isso o que sempre tento reforçar, aranhas são animais benéficos. Mesmo as mais perigosas, não são motivo de desespero, recomendo este vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=i4u6SEZlbPs

    ResponderExcluir