segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Aranha de teias douradas em Brasília

Oi Cesar! Acredito que essa aranha seja do genero Nephila, seria uma das aranhas Golden silk? as informacoes das pesquisas batem com o que eu vi, teias enormes e bem confusas alem das caracteristicas da bichinha. De longe elas ate que dao um certo medinho, mas sao super tranquilas, acho que so se elas forem machucadas que devem morder, do contrario muito dificil e deu para brincar bastante! essa na minha mao ficava para lah e para cah, tecia teia descendo e subindo na minha mao, so faltou a trilha sonora do Spider Man hehehe:)
Barbara de Brasília, Distrito Federal.
Sem dúvida, Barbara, esta é uma aranha de teias douradas Nephila clavipes (Nephilidae). Eu só ainda estou por entender por que a maioria das imagens desta espécie mostra tufos de pelos nas pernas, características da espécie, mas esta não possui, talvez tenha a ver com idade ou diferença em subespécie. Quando ela subia e descia tecendo teias, ela fazia jus ao seu nome Nephila que vem do grego e significa aquela que ama tecer.

4 comentários:

  1. Eu li uma vez que na África em algum lugar é comum o hábito dos locais de terem estas aranhas em volta de casa para extrair a teia para roupas e outras finalidades práticas, sendo considerada a seda de melhor qualidade do mundo. Parece que basicamente segurando a aranha e enrolando um graveto nas fiandeiras é possível "ordenhar" as coitadinhas até elas cansarem. Nunca as segurei, e achei legal que tenhas feito: estava curioso se eram agressivas.

    ResponderExcluir
  2. Esta é da mesma família que a Nephila clavipes http://www.insetologia.com.br/2013/02/aranha-gigante-em-sao-paulo.html, o comportamento não deve ser muito diferente.

    ResponderExcluir
  3. No meu quintal tem 6 filhotes ja dessa aranha, 7 com a mãe. Será perigoso? Me da medo só de olhar rs

    ResponderExcluir
  4. Pode ficar tranquila, Jéssika. Só um detalhe: O macho é bem menor que a fêmea e pode facilmente se passar por um filhote: http://www.insetologia.com.br/2013/05/aranha-da-teia-de-ouro-em-brasilia.html

    ResponderExcluir