terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Aranha de Alçapão em Minas Gerais

Olá, encontrei essa aranha morta dentro da piscina, como ela estava em ótimo estado, resolvi fotografar e conservar a mesma.
Ela mede cerca de 3,5cm e foi encontrada na cidade de Juiz de Fora / MG, no dia 24/2/2013.
Gostaria muito de tentar identificar a família ou espécie.
Obrigada!
Raphaela Campos de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Actinopus sp. (Actinopodidae)
Olá, Raphaela! A única coisa que lhe garanto é que esta é uma aranha da infraordem Mygalomorphae, provavelmente uma aranha construtora de alçapões e a minha aposta está em Euctenizidae, mas existem muitas com morfologia muito semelhante como Hexathelidae. Este indivíduo parece ser um macho e eu gostaria muito de ter uma visão total do bichinho, seus pedipalpos são tão grandes que parece ter dez pernas. Vou contatar o Antônio para uma melhor identificação.

Antonio Brescovit: A mygala e uma Actinopodidae - genero Actinopus, comum aqui e esta sendo revisada no momento por uma aluna no Para.
Abracos.
Antonio

Cesar: Bom, como eu havia dito, muitas famílias de morfologia semelhante e esta permanece como uma aranha-de-alçapão ou caranguejeira-de-alçapão como já estava registrado o nome comum AQUI. Existem muitas espécies neste gênero, todas ocorrem apenas na América do Sul e, por ser gênero em revisão, esta espécie pode migrar de uma pra outra em breve. Este tipo de aranha constrói um buraco com tampa e fica aguardando dentro dele. Quando um animal toca a tampa, a aranha sente a vibração, pula pra fora e dá o bote. Normalmente têm hábitos noturnos e por estes dois motivos, dificilmente são vistas.

2 comentários:

  1. Oba! Resolveram um pequeno mistério meu de infância!

    Era muito comum encontrar estas aranhas na piscina dos meus avós, exatamente como esta da foto. Eu reparei que elas eram lentas e um pouco agressivas, pois mordiam a ferramenta usada para as retirar da piscina ao ponto de ficarem penduradas pela boca.

    Interessante que parece que deve ser algum lance comportamental de machos que as faz cair em piscinas, pois tb os espécimes que eu pegava eram assim bem mais delgados que as fêmeas.

    ResponderExcluir
  2. Cara, tenho certeza que vi alguma imagem mostrando ela pendurada em um graveto desta forma, mas não a encontro de novo.

    ResponderExcluir