sábado, 9 de fevereiro de 2013

Aranha Cara-de-Ogro em São Paulo / Rio de Janeiro

Boa tarde! Fotografei essa aranha lançadora de rede durante a noite às margens da Cachoeira dos Veados na Serra da Bocaina. Ela estava em posição de captura de alimento (foto) mas ao notar minha presença ela rapidamente esticou as patas assumindo uma forma alongada. Me senti privilegiado em ver esse animal pois acredito ser difícil encontrá-lo, ainda mais em posição de ataque.
Abraço
Renato de Indaiatuba, São Paulo.
Muito obrigado Renato, pela imagem desta interessantíssima aranha da família Deinopidae, que lançam suas teias sobre sua presa para capturá-la.

Este documento explica que é muito difícil identificá-las no nível da espécie, mas eu suponho que, por causa dos espinhos no abdome, ela seja a Deinopis plurituberculata.

 Além de aranha-lançadora-de-teia, ele registra aranha tarrafeira e aranha-cara-de-ogro, sendo que este último me parece, pela pesquisa no Google, o nome popular mais comum. Outro nome comum é aranha-gladiadora. Seus olhos são, de fato, muito sinistros!

A aranha cara-de-ogro é exibida a partir de 2:00

Um comentário:

  1. Eu já vi algumas destas em jardins de casas em zonas de mata Atlantica... Aqui no RJ nem sao, assim, difíceis de observar... Realmente encantadoras!

    ResponderExcluir