segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cigarrinha-das-frutíferas

Esta cigarrinha (tecnicamente, está mais para soldadinho) da família Aetalionidae é conhecida por cigarrinha-das-frutíferas, cigarrinha-dos-pomares ou cigarrinha-do-pedúnculo. Seu nome científico é Aetalion reticulatum. A primeira e segunda imagens mostra formigas atraídas pela substância que produzem. Na primeira imagem, são provavelmente duas fêmeas de acordo com What's That Bug?. Na segunda, as ninfas resultantes. A terceira foto mostra um adulto em minha mão, para se ter mais ou menos noção de seu tamanho.
Pela controvérsia de nomes comuns, se Aetalionídeos são cigarrinhas ou soldadinhos, esta postagem está sendo marcada nos dois grupos.

Eduardo Fox: Está difícil de dizer qual é a espécie de formiga Camponotus que aparece nas fotos... mas me parece que nas duas fotos elas nao seriam as mesmas?.. Pelo tamanho relativo das formigas perto das cigarrinhas, eu imagino que as formigas da segunda foto seriam menores que a que aparece na primeira foto, além de serem mais escuras.
Eu acho possível que as que aparecem na segunda foto possam ser ou Camponotus textor -- isso poderia ser verificado observando que há ninhos arborícolas desta espécie na área, pois estas tecem ninhos de seda. A que aparece na primeira estou com muita dúvida para arriscar dar um nome...

Cesar: Bem observado, sem dúvida se tratam de formigas diferentes. Será que uma espécie prefere os adultos e a outra as ninfas?

7 comentários:

  1. Na verdade são duas perguntas em uma só xD Para mim, quando se diz 'cigarrinha' estamos falando de um inseto que emite o som q as cigarras fazem. Toda cigarra e cigarrinha emite som? E é assim também com a cigarrinha das frutíferas?

    ResponderExcluir
  2. Cigarrinha é um nome comum em português usado para designar od diversos insetos da subordem Auchenorrhyncha, em especial família Cicadellidae (cigarras são Cicadidae), aparentados das cigarras na superfamília Cicadoidea, mas sem dúvida o termo costuma se extender à Fulgoroidea (excluindo Fulgoridae).
    Me parece que, de um modo geral, produzem estridulação, mas o som "corre" pela planta, e nós não podemos ouvir.

    ResponderExcluir
  3. Achei que esta matéria fala bem sobre isto:
    http://www.oeco.com.br/es/reportagens/1904-oeco_21363

    ResponderExcluir
  4. Está difícil de dizer qual é a espécie de formiga Camponotus que aparece nas fotos... mas me parece que nas duas fotos elas nao seriam as mesmas?.. Pelo tamanho relativo das formigas perto das cigarrinhas, eu imagino que as formigas da segunda foto seriam menores que a que aparece na primeira foto, além de serem mais escuras.

    Eu acho possível que as que aparecem na segunda foto possam ser ou Camponotus textor -- isso poderia ser verificado observando que há ninhos arborícolas desta espécie na área, pois estas tecem ninhos de seda. A que aparece na primeira estou com muita dúvida para arriscar dar um nome...

    ResponderExcluir
  5. Ou talvez estejam explorando "rebanhos" diferentes... acho que eram grupos de cigarrinhas diferentes? Talvez até de arvores diferentes? Pela agressividade eu suspeitaria que C. textor deve "dominar" a árvore de seus ninhos...

    ResponderExcluir
  6. Não sei se coloquei a data certa na primeira foto, estou olhando as propriedades das fotos originais, na primeira certamente a câmera não estava correta (2002!). As duas imagens são no mesmo pé de Cajanus cajan. Se me lembro bem, a segunda imagem é a prole que nasceu da primeira, 99% de certeza. A planta é também a mesma destes soldadinhos: http://www.insetologia.com.br/2012/12/especial-de-fim-de-ano-como-tudo-comecou.html, onde você suspeita ser C. crassus., porém as imagens dos soldadinhos foi bem antes.

    ResponderExcluir
  7. É possível que a luz deixe a pernas e mandíbulas das operárias de C. crassus avermelhadas, deixando-as mais parecidas com C. textor ou mesmo C. rufipes (estas últimas bem maiores)... jamais observei isto, mas é possível!

    ResponderExcluir