Hemiptera

Hemiptera Heteroptera é a subordem dos hemípteros conhecidos por percevejos. A fig.1 mostra o aspecto de uma maria-fedida ou percevejo-fedido da família Pentatomidae. A fig.2 mostra um percevejo-assassino da família Reduviidae, insetos em geral benéficos que se alimentam de insetos-praga, a excessão fica para os barbeiros ou chupões da subfamília Triatominae, que se alimentam de sangue de vertebrados e são transmissores da doença-de-chagas. Nesta família, destaca-se também pelo interessante aspecto, os percevejos-de-crista do gênero Arilus (Harpactorinae). A fig. nº3 mostra um percevejo-pés-de-folha da família Coreidae, subfamília Coreinae. É importante observar que normalmente coreídeos não possuem a forma de folhas nas pernas fora desta subfamília.

Outras famílias importantes em Heteroptera são: Cymidae, Lygaeidae, Rhopalidae, Scutelleridae, Largidae e Pyrrhocoridae.

Para hemípteros aquáticos (Nepomorpha, inclui baratas d'água (Belostomatidae) e semiaquáticos (Gerromorpha) clique AQUI.

FAMÍLIA REDUVIIDAE
(Percevejos-predadores e barbeiros)
Todas as imagens são de percevejos da mesma família dos barbeiros, porém, predadores benéficos, estes são a maioria:
Ectrichodiinae
Phymatinae
Arilus
Peiratinae
Hammacerinae









Stenopodainae
Emesinae
Harpactorinae
Reduviinae
Saicinae


Sphaeridopinae
Sobre Sphaeridopinae, a informação em Heteropteran Systematics Lab é interessante:
"Sphaeridopinae é uma subfamília neotropical composta de quatro gêneros. Pinto (1927) acreditava que as espécies se alimentavam de sangue de vertebrados com base na estrutura do lábio. No entanto, de acordo com Schuh & Slater (1995), não parece haver nenhuma evidência direta de hematofagia de vertebrados."
Muitos insetos são frequentemente confundidos com barbeiros, incluindo besouros como cerambicídeos (em geral de antenas longas) e curculionídeos (em geral, de bico longo), que não se parecem em nada com o inseto em questão. Muitos percevejos são também confundidos com barbeiros, principalmente os da família Coreidae (ver superfamília Coreoidea), com destaque para os percevejos Spartocera spp. (Coreidae).  Peiratinae spp. (imagens acima), causa muito medo pela frequência de acidentes com eles.

Estas são as espécies de barbeiros (Reduviidae: Triatominae) já registrados no Insetologia (pode carecer e atualização):
T. brasiliensis
T. sordida
T. tibiamaculata
T. infestans
P. geniculatus
Rhodnius sp.
R. nasutus
R. neglectus











SUPERFAMÍLIA PENTATOMOIDEA
Pentatomidae
Scutelleridae
Cydnidae
Phloeidae
Thyreocoridae
















SUPERFAMÍLIA COREOIDEA

Tribos e Subfamílias de Coreidae
Acanthocephalini
Acanthocerini
Anisoscelini
Hypselonotini
Nematopodini
Spartocerini
Meropachyinae

























Outras famílias de Coreoidea

Rhopalidae
Alydidae











SUPERFAMÍLIA LYGAEOIDEA
Lygaeidae
Berytidae
Rhyparochromidae










OUTRAS FAMÍLIAS DE PERCEVEJOS
A família Cimicidae é composta por percevejos hematófagos, hectoparasitas de aves e mamíferos e algumas espécies de Cimex (percevejos-de-cama C. lectularius e C. hemipterus) são parasitas de humanos e vetores de doenças.
Tingidae
Largidae
Pyrrhocoridae
Aradidae
Cimicidae
Miridae







Nabidae














A subordem Auchenorrhyncha inclui todas as famílias da antiga ordem Homoptera. A fig1 mostra o aspecto de uma cigarra da família Cicadidae, conhecidas pelo alto som estridulatório que produzem e pelas exúvias deixadas nas árvores, que faz muitas pessoas acreditarem que "cantem até estourarem". A fig.2 mostra o aspecto de um fulgorídeo (Fulgoridae), exibindo a secreção cerosa produzida em abundância por alguns indivíduos. A esta família pertence a jequitiranaboia, um inseto ao qual são atribuídas muitas lendas. A fig. nº3 representa um soldadinho da família Membracidae, que podem apresentar diversas formas bizarras e frequentemente são vistos em associação com formigas. A fig4 mostra uma cigarrinha da família Cicadellidae, subfamília Cicadellinae. Muitos outros homópteros são conhecidos por cigarrinhas.


Notonectidae
Belostomatidae
Gelastocoridae

Gerridae


Orthezidae
Aphididae
Monophlebidae
Psyllidae
Coccidae
Diaspididae