terça-feira, 8 de maio de 2018

Mariposa Pleuroprucha no Ceará

Olá Cesar. Parece uma Geometridae: Sterrhinae. Você confirma? Arrisca algum palpite além? Sei que essas são chatinhas. Ceará, Fortaleza, à noite. Também estou pesquisando, achando algo notifico por aqui mesmo.
Oscar.
Confirmo que ela se parece com as espécies de Sterrhinae, mas o necessário pra determinação não é visível, esta é a grande dificuldade de Lepidoptera. Eu acho possível Scopula sp. (Scopulini), pelo menos, é bem semelhante a esta.

Oscar: Eu não acredito em coincidências, mas hoje, agora pouco, 09/05/2018 apareceu ela de novo aqui em casa, era visualmente idêntica. E ela se pendurou de baixo da mesa de vidro, onde eu pude fotografar com a iluminação adequada que capturou as venações. Não sei se nesse estado dá pra ver as venações, mas através de manipulação de imagem da pra ver direito. Se você quiser eu faço isso e posto aqui. Tomara que seja suficiente, é o máximo que deu pra fazer, o que ainda posso fazer é manipular jogando escuros na imagem, tirando as sombras e deixando mais visíveis as venações.
Cesar: Rapaz, que absurdo isto. Estou discutindo a venação nos comentários.

Atualização Ago./2.020 - Jefferson Coelho: César, essa aí parece uma Pleuroprucha (Sterrhinae: Cosymbiini). Neste site de Cuba tem umas semelhantes identificadas como P. asthenaria.

Cesar: O CTFB indica apenas a presença de P. paranaria, mas vejo que P. asthenaria também é bastante citada na nossa literatura, com larvas se alimentando das inflorescências da mangueira, sendo importante também no cultivo da maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário