quinta-feira, 3 de maio de 2018

"Fulgorídeo Mutante" em São Paulo

Este é um pedido de identificação, mas nao sei se é um inseto. Ele tem aprox 10 cm e foi encontrado no quintal da minha casa em Sorocaba. Não há terrenos com matagal no entorno de casa. Obrigado
Renato Arena.
Cara, você não tem ideia de como este bicho me pegou. Do jeito que está lembra muito um fulgorídeo, te mostro semelhantes: 1, 2, 3.

Mas em uma segunda olhada: Dois pares de pernas? Cadê os olhos? Cadê o rostro na vista ventral? Que pernas longas são essas? Cercos desenvolvidos em Hemiptera?

Este bicho é um louva-a-deus, não só foi decapitado, foi destroçado desde as pernas raptoriais. Creio que seja alguma Phyllovates (Vatidae: Vatinae), vejo que algumas têm estes espinhos no tórax. Creio que ele foi encontrado assim. Tem gatos? Alguns louva-a-deus não fogem, enfrentam bichos de qualquer tamanho.

Uma formiguinha aparece também na primeira imagem.

André Alves: Oi Cesar! Eu também só percebi na segunda olhada hahah! Também concordo que esse seja o gênero do louva. Só que tem uma questão aí. Há uns 2 anos teve uma revisão de Vatinae, e Phyllovates e foi sinonimizado a Pseudovates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário