segunda-feira, 7 de maio de 2018

Barata Monastria no Rio Grande do Sul

Oi, fazem alguns dias que encontrei esse inseto na minha cama, deve ter entrado pela janela. Estou mantendo ele vivo dentro de um pote e queria saber o que ele come e se ele tem algum nome. Com o que pesquisei online não parece ser um tipo comum de barata. Abraço.
Henrique Borges Manzke de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
É um belo baratão. Me parece macho de Monastria biguttata (Blaberidae: Blaberinae) ou muito próximo disto. Pellens & Grandcolas (2003) dizem que elas vivem agarradas debaixo de troncos de árvores mortas, são bem sedentárias, lentas e "congelam" quando perturbadas. No estudo, elas foram facilmente encontradas neste ambiente, uma particularidade da espécie, e em nenhum outro, de modo que eu creio que pra criá-la, o ideal é simular este ambiente, o que me parece difícil. Não fala nada sobre a alimentação, mas geralmente é fácil mantê-las com cenoura ralada, maçã e ração triturada. Elas também são seres sociais, não gostam de viver sozinhas.

Atualização Jun./2.018 - Vitor Tarli: Oi Henrique e Cesar, as espécies de Monastria que ocorrem no Rio Grande do Sul podem ser Monastria similis ou outra espécie nova que estou publicando e deve sair em breve o trabalho. Caso tenha fixado esta da foto, poderá confirmar a espécie através da chave de identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário