quarta-feira, 18 de abril de 2018

Sobrevivência de Lagartas Parasitadas por Tachinidae

Oi Cesar, não precisa me responder com pressa, só queria mostrar essa mosca bonita e perguntar uma coisa.

Eu achei uma similar a essa aqui no insetologia, então acho que também é uma Ptilodexia sp. (Dexiinae: Dexiini). Mas no post diz que é parasitoide de besouros então fiquei na dúvida. A pergunta é a seguinte: uma lagarta que foi parasitada por tachinidae tem chance de completar o ciclo? Essa saiu de uma das nove Dicentria que estou criando, mas pra minha surpresa, as nove empuparam... Tenho certeza que saiu de uma delas, pois no pote tinha hemolinfa e a larva tava lá. Eu a Kel achamos impossível, pois Tachinidae faz um ferimento enorme quando emerge e, mesmo que a lagarta sobreviva ao dano, ela não teria energia suficiente pra metamorfosear... O que você acha?

Bragança PTA - SP
Santiago Dos Santos.
Santiago, ela é Tachinidae e meu palpite de 2014 pode ter sido infeliz, acho que ela não tem pernas o suficiente pra este gênero. Encontrei apenas Winthemia parasitando este gênero (1, 2), mas não vejo nenhuma dourada como estas. O termo parasitoide sugere um parasitismo que causa a morte do hospedeiro. Mas pesquisando sobre a possibilidade da lagarta sobreviver, encontrei Guppy & Sheppard (2001):
One or more tachinid larvae may parasitize a single caterpillar, and on rare occasions the host caterpillar will survive, pupate, and produce an adult.
 Sim, há casos em que a laarta sobrevive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário