terça-feira, 3 de abril de 2018

Lagarta Desconhecida em Brasília

Encontrei essa mesma lagarta! Foto da parte de baixo dela :) vai que ajuda rsrsrs gratidão pelas outras IDs e perdão mandar tudo junto! Onde estou a interner é HORRÍVEL
Gerda Kolarik De Sousa de Brasília, Distrito Federal.
Ajuda muito, Gerda, por que o que nós tínhamos era o palpite de Megalopygidae do Wolf e do Ulf. Só que Megalopygidae se pode determinar com segurança pela contagem das pernas falsas, abdominais (1, 2), ou nas palavras de Costa Lima (1945):
Nas lagartas das mariposas da família Megalopygidae, além das pernas abdominais situadas nos segmentos 3-6, há mais 2 pares da saliências ventrais suplementares, nos segmentos 2 e 7, desprovidas, porém, de ganchos.
Ele parece ter omitido as pernas do segmento 10. Mas eu não vejo estas perninhas nela, e dá pra ver que o corpo é bem delgado, atípico para Megalopygidae. Estou duvidando que seja uma e propondo Erebidae: Arctiinae. Vai criar essa? Seria maravilhoso obter o adulto.

Aqui a internet é via rádio, muito instável, sempre cai.

Atualização - Gerda: César, sabe a definição de tristeza? Vou expressar ela em uma única foto 😢 infelizmente ela está parasitada! Não aguento mais essa frustração de encontrar lagartas parasitadas! 😢

Atualização Nov./2020 - Elton Orlandin: Trata-se de um imaturo de Apatelodes (Apatelodidae: Apatelodinae). Lagartas dessa família não apresentam cerdas urticantes!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário