segunda-feira, 2 de abril de 2018

Falsa Joaninha Nilio no Paraná

Olá César! 
Acredito que este seja um Nilio brunneus da (Tenebrionidae, Nilioninae).

Faz que que acredite seja um palpite acertado. Mesmo que pelas fotos e a grande quantidade de pelos, não consegui contar as 11 estrias longitudinais, mas reparei que há varias estrias pontilhadas sim.
Quando peguei em mãos este miúdo inseto, a primeira reação foi de recolher e peemanecer imóvel por uns 5 minutos. Não percebi nenhum mau cheiro.
Aqui anexo umas imagens.
Um abraço 
Siddhartha Delphis de Curitiba, Paraná.
Eu acredito que a espécie é uma boa possibilidade. Mas o artigo dá a entender que os outros representantes do subgênero Nilio também têm estrias nos élitros, e que a forma de se identificar Nilio (Nilio) brunneus é a contagem destas estrias, a presença delas é visível nas imagens, mas realmente não se pode contar. Se a redescrição dos adultos realmente se aplicar a todos os exemplares, eu diria que é outra espécie, pois destaco o trecho das antenas:
Adults (Figs. 15-21). Male. (...) antennae yellow to light brown, darkening from the fourth antennomere to apex. (...) Female. Not distinguishable from males externally.
As antenas me parecem ter coloração uniforme, contrariando a descrição:
Siddhartha: Bom dia César uma preciosa observação! 🙏agradeço (...) Verifique esta foto creio que dá para perceber melhor os detalhes das antenas.
Cesar: Por esta imagem eu volto atrás, sem dúvida a coloração das antenas não é uniforme e combina com a descrição. Não digo que seja seguramente Nilio. brunneus, mas já não vejo empecilhos para que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário