segunda-feira, 16 de abril de 2018

Barbeiro Rhodnius na Bahia

Ola cesar achei na cozinha daqui de casa, gostaria de saber se se trata de um barbeiro, ta chovendo muito aqui na minha cidade, se for como devo tratar
(...)
Sou de icapui no ceara cesar, não deu pra mim coletar vivo pois vi e assustado minha primeira reação foi matar , se eu encontrar outro vou tentar coletar, provavelmente pode ter mais cesar?ha muito risco?
Luizinho.
Luizinho, a imagem está desfocada pra eu determinar exatamente a espécie, mas parece uma Rhodnius sp. (Reduviidae: Triatominae) e acho que está mais pra R. neglectus. De acordo com o guia de triatomíneos da Bahia:
Biologia: frequentemente encontrada em palmeiras dos gêneros Attalea (babaçus), Acrocomia (macaúbas), Mauritia (buritis) e Copernicia (carnaúbas), mas também pode ocorrer em ninhos de pássaros graveteiros (Phacellodomus). É a espécie de Rhodnius mais frequente na Bahia, ocorrendo em áreas de Cerrado e Caatinga no oeste baiano e ao longo do vale do São Francisco.
Importância vetorial: baixa (na Bahia). A invasão de espécimes adultos nas casas tem sido registrada na Bahia e outros estados brasileiros, em alguns casos formando colônias peridomiciliares, principalmente em galinheiros. Espécimes infectados provenientes de palmeiras foram recentemente detectados em São Desidério e Ibotirama.
Se eu estiver errado na espécie, a importância vetorial é a mesma para as outras duas, na Bahia. Não aparenta estar esmagado na imagem, mas geralmente, se ele tiver picado, sairá sangue ao esmagar. E mesmo se picar e estiver contaminado, são as fezes do animal em contato com a picada que transmite a doença. Quanto a haver mais, vide dados acima, "em alguns casos formando colônias peridomiciliares, principalmente em galinheiros". Pode não haver mais em casa, junto de casa, mas há mais na região certamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário