sábado, 10 de março de 2018

Larvas e Pupa de Mosquito de Banheiro

Boa tarde,

Recentemente notei que meu vaso do banheiro apresentava "sujeirinhas" quando ficava 2 semanas sem limpar, inclusive imaginava que fossem fios de cabelos pequenos, conforme mostra a última imagem.

Porém, hoje pela amanha, notei um desses "fios" de cabelo na borda do vaso, e notei que se mexeu, e percebi que era um verme (pelo menos eu acho que seja), conforme mostra as seguintes fotos.


Como pode se notar, o verme é bem pequeno, em torno de 0,1cm. Alguém sabe do que seria? Devo me preocupar? Essas sujeirinhas no fundo do vaso são esses vermes?

Att
Raul Mittmann Reis.
Raul, eu não tenho certeza do que se trata, mas tenho um palpite, isto pode ser uma larva de mosquito-de-banheiro (Psychodidae: Psychodinae) já empupando, você pode ver imagens em BugGuide, logo abaixo há um ciclo quase completo. Encontrei um caso destas larvas no vaso sanitário.

Não há nitidez suficiente pra ter certeza se é disso que se trata, nem posso dizer se o que há no vaso é o mesmo mostrado na primeira imagem. Se alguém tiver outro palpite, peço que use os comentários.

Walther Ishikawa - Planeta Invertebrados: Bom dia Raul e César!Acho bem provável que seja um Mosquito de Banheiro mesmo, uma dica é tentar procurar adultos no mesmo ambiente. Pelo tamanho, talvez não seja um Clogmia (Paramormiini), que é o gênero mais comum (esse dos dois links do César), mas algum outro menor, como Psychoda (Psychodini). São parecidos, mas os Psychoda medem 1,0~1,5 mm. Estou anexando duas fotos. Abraço!!
Clogmia e Psychoda juntas para comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário