quarta-feira, 7 de março de 2018

Percevejo Metopoplax em Portugal

Muito bom dia. Antes de mais, deixar os meus parabéns pela iniciativa e organização da informação. Encontrei este bichinho (quer dizer, muitos) na minha casa. Percebi que caiem do tecto (forrado a madeira). Poderiam ajudar a identificar, para poder resolver o problema. Muito agradecido.
(...)
Caro Cesar, lamento por essa falta de informação. Sou de Évora, Portugal. Lamento ainda ter colocado a informação aqui, mas pela minha pesquisa parecia ser da família dos psocopteros. Este insecto tem cerca de 3mm (embora não dê para perceber qual o estado de desenvolvimento, embora os que encontre têm todos este tamanho.). Encontro-os no 1.º andar que é forrado a madeira que tem depois o isolante e as telhas. Tenho reparado que são sensíveis ao calor pois encontro mais mortos no verão e quando faço lume no inverno. Das fotos não consigo muito melhor porque é mesmo pequeno. Agradecido pela disponibilidade e atenção.
Pedro Gonçalves.
Muito obrigado, Pedro. Quanto a ter feito o pedido em "postagem errada", talvez eu deva alterar o texto, o que quero é que se poste onde se julgue mais semelhante, exatamente o que você fez; a identificação correta, é o que vou pelo menos tentar. Já a região de ocorrência é importante, por que sem ela posso nunca conseguir encontrar, ou identificar erroneamente, por haver bicho semelhante em outra região.

Uma excelente fonte de pesquisa para os insetos de Portugal é Naturdata e, tendo "pressentido" a família Lygaeidae, não demorei a encontrar Metopoplax ditomoides, que me parece combinar bem com ele.

Ironicamente, pesquisando por mais referências sobre a espécie, vi que já é bem conhecido na América do Norte, BugGuide o classifica como membro da família Oxycarenidae (a tradicional família Lygaeidae foi revista e subdividida em diversas famílias na superfamília Lygaeoidea) com as confirmação de ser nativo da Europa e a observação de que pode ser um grande incômodo por invadir residências em grande número. E não só na América do Norte, não será grande surpresa se a qualquer dia eu receber pedidos brasileiros, pois um artigo bem recente, Flores & Riveras (2018), diz que ele foi reportado a primeira vez na América do Norte em 1998 e agora, o primeiro registro na região Neotropical, pelo que estou entendendo, material examinado em 2017, coletado em 2015.

O melhor que consegui sobre é o livro de Jones (2005) com um relato:
Terry Smith (...) encontrou inúmeras amostras de pequenos insetos preto e branco no sótão de sua casa em Kent. Muitas centenas estavam caindo mortos pela casa todos os dias, e quando começaram a passar pela escotilha de acesso ao loft para a cama à noite, ele foi forçado a procurar ajuda profissional. Em vez disso, ele me procurou. A coisa mais estranha sobre esta "infestação" foi que o inseto em questão era uma espécie bastante escassa na Grã-Bretanha, sem qualquer nome comum, mas luxuriante no nome científico M. ditomoides. Ele se alimenta mayweed e outras plantas nas margens da estrada, bordas de campo, sítios industriais e terrenos baldios no sudeste da Inglaterra e, embora possa ser abundante em algumas localidades nesta área, nunca foi considerada uma praga doméstica. É difícil fazer descrições claras deste evento único, mas parece mais do que provável que o inseto (...) estivesse (vaondo?) em frente aos campos vizinhos e acabado subindo os beirais da casa.
Até meados do século XX, esse pequeno inseto era conhecido apenas pela região do Mediterrâneo, mas se espalhou pelo norte da Europa nos últimos 50 anos (inclusive para o Reino Unido). A mudança climática tem sido acusada, mas levará muitos outros anos de estudo para testar essa afirmação. Também foi transportado para a América do Norte, provavelmente em material hortícola ou agrícola, e recentemente foi encontrado "enxameando" em casas nos EUA e no Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário