sábado, 17 de março de 2018

Himenóptero no Ceará: Formiga Alada?

Olá Cesar, tenho essas duas formigas pra identificação, são da mesma espécie creio pois quando chove lota delas aqui em casa. Eu moro no décimo sexto andar, isto significa que podem voar em uma altitude elevada. Na foto parecem grande, mas o tamanho delas era de cerca de 3,5mm, no mínimo 3mm e no máximo 3,5mm. Sempre as encontro durante a noite, neste caso a primeira foto foi em 10 de Março, 2018 às 19:36:34 e a segunda foto em 10 de Março, 2018 às 19:02:12, curiosamente ambas às 19h. Sempre que chove elas aparecem, muitas, e parece que são sugadas pelas luzes da varanda.

Eu tentei pesquisar, mas não encontrei nada pelo simples fato de que sou leigo em formigas. Poderia me ajudar com estas? Fortaleza, Ceará.
Oscar.
Oscar, realmente parecem formigas, mas eu vou colocar ênfase no "parece". Aqui, só vou conseguir comentar o que vejo.

Primeiro, frequentemente peço uma vista dorsal quando não há, mas com formigas é muito bom uma vista lateral, sendo alada, ainda mais, pois com asas paralelas ao corpo, é a única forma de ver o pecíolo. Aliás, as aladas, as formas reprodutoras, me são bem mais difíceis que as operárias. Os olhos dela, são bem grandes, característica comum a poucas formigas. E o principal, a segmentação das antenas dela me é muito estranha pra uma formiga e por causa dela, não afirmo, mas conjecturo a possibilidade de ser algum outro himenóptero. Se for o caso, não estou conseguindo supor qual poderia ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário