terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Vespa Bandeira em Pernambuco

Olá César, recentemente tem aparecido na minha casa um inseto preto, mostrei a foto a parentes e eles disseram que se tratava de um barbeiro o que me assusta, já que aqui é uma zona urbana e na mídia não apareceu nenhum relato (Recife/PE). Vou anexar uma foto e aguardo sua resposta, desde já, muito obrigado!
Eddie Müller.
Edie, em meados de 2016 eu fiz um levantamento de todos os insetos que já haviam sido confundidos ou suspeitos de serem barbeiros no Insetologia. Os insetos pertenciam a exatas vinte famílias diferentes, distribuídas em apenas duas ordens, a dos percevejos e a dos besouros. Quase vinte por cento pertenciam ao grupo dos besouros, sendo que barbeiros pertencem ao dos percevejos e apenas pouco mais de trinta por cento pertenciam à família dos barbeiros, sendo que dentro desta família, uma parcela mínima são barbeiros e a maioria esmagadora são predadores benéficos, que podem inclusive controlar a população de barbeiros. Apenas pouco mais de três por cento eram barbeiros de verdade e este número deve ter caído se os dados forem atualizados.

O inseto na imagem é uma vespa-bandeira Evania appendigaster (Evaniidae), inseto inofensivo, benéfico, parasitoide de ootecas (cápsula de ovos) de baratas, especialmente a barata-de-esgoto, como consta neste artigo de nosso amigo Eduardo Fox. Espero que tenha sido uma brincadeira pra te assustar, esta é a primeira vez que um himenóptero (vespas, abelhas e formigas) é confundido com um barbeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário