sábado, 10 de fevereiro de 2018

Cupins sem Soldados em Minas Gerais

Olá, descobri um tipo de cupim dentro de vasos de plantas e também debaixo do solo com grama de casa. Aparentemente se alimentam tanto de madeira quanto de raízes, não há ninhos aparentes, devem ser subterrâneos. Gostaria de saber que tipo de cupim é. Obrigada!
Camila Figueiredo de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Olá mais uma vez, Camila. Cupins (Blattodea: Termitoidae) são um grupo bem difícil e seria bom a opinião de quem entende bem do grupo, definitivamente eu não sou um.

Cupins são melhor reconhecidos através do modo que nidificam e dos soldados, mas aparentemente não há soldados nas imagens. A ausência deles pode ser um infortúnio, mas há espécies de cupins que não produzem a casta dos soldados, provavelmente é o caso. E dentro deste grupo, o único gênero 'que eu encontrei' ser possível é Anoplotermes (Termitidae: Apicotermitinae), que dentro da dieta encontrei solo e húmus, ponta das raízes e madeira. O indivíduo isolado parece ter a cabeça alaranjada, não combinando com as poucas imagens que vejo do gênero, mas o grupo na segunda imagem me parece semelhante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário