sábado, 27 de janeiro de 2018

Gorgulho em Santa Catarina

Aí vai mais um quebra cabeça... Eu já fiz pesquisa para tentar te ajudar, mas cheguei ao limite do meu conhecimento. Nem procuro por espécie, pois se for do gênero que suspeito vai ser praticamente impossível saber além.

Esta página é que me ajudou.

É um gorgulho Curculionidae: Molytinae: ???. A tribo eu não sei, mas estou suspeitando de Conotrachelini, e o gênero suspeito de Conotrachelus sp.., mas são apenas isso, suspeitas. Se for Conotrachelus fica inviável procurar a espécie, pois há trocentas de espécies registradas no Brasil e são todas muito parecidas, mas eu sequer sei se o gênero está correto. Na verdade não sei nem se é essa a tribo! Deixo com você que é mais entendedor... Talvez essa minha pesquisa tenha ajudado em algo. Muito obrigado de antemão!

Registro feito em Santa Catarina, Benedito Novo, 19 de Outubro de 2017 às 20:06:34. A flor que ele está em cima é uma New Guinea Impatiens, mas não é hospedeira, eu que botei ele aí.
Oscar.
Em Curculionidae, frequentemente eu não tenho certeza nem da subfamília, Molytinae pertence a um grupo de gorgulhos que têm um gancho nas tíbias (bem visíveis aqui), isso parece ser o caso, mas mesmo isso não tenho certeza. Se tiver vista dorsal, ajuda muito para comparar imagens.

Oscar: Update: identificaram no grupo Coleoptera do facebook como POSSÍVEL Cratosomus sp. da tribo Piazurini da subfamília Conoderinae. O que você acha?

Cesar: Estou concordando pelo menos em Conoderinae, ver comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário