quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Formigas Pixixica em São Paulo

Olá, gostaria de saber, se possível, que espécie de formiga é essa? São cor de cobre e a "bundinha" é de cor escura.
Existem de montes aqui na minha casa durante todo o ano MENOS no mês de junho, que faz muito frio.
A mordida delas é extremamente dolorida, se alimentam de exatamente qualquer tipo de comida e são beeeeem pequenas (mais ou menos 2 ml).
Se puderem me ajudar eu agradeço pois não suporto mais elas me mordendo - sou alérgico -
Apiaí - SP, clima aqui é geralmente frio e chuvoso por ser localizado em alta altitude, a não ser em junho que o frio se torna extremo.
Eliéser.
Eliéser, elas parecem ser formiga-pixixica Wasmannia auropunctata (Formicidae: Myrmicinae: Attini).

Este artigo israelita diz que nidificam no chão, na vegetação, gostam de calor e umidade, no inverno, operárias e rainhas sobem da profundidade debaixo do solo para entre o chão e as pedras para se aquecer; na primavera as operárias trazem os "filhotes" até o chão para se aquecer, o que também facilita o crescimento; no verão, o ninho é aprofundado no solo, em busca de umidade. As operárias entram em residências em busca de comida. Israel não é um país com estações bem definidas, inverno relativamente quente, portanto creio que muito se aplica aqui.

AntWeb diz que as colônias são poligínicas (várias rainhas) e nunca é claro onde estão os limites das colônias. Dezenas de rainhas sem asas podem ser encontradas juntas nos ninhos. Os ninhos podem ser feitos em quase qualquer lugar: folhas enroladas ou gravetos mortos na na serrapilheira, sob pedras, em madeira podre ou troncos ocos, em domácias nas plantas e sob epífitas. As operárias são destritívoras-onívoras e predadores e podem recrutar rapidamente para a coleta de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário