quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Formiga Rainha em Santa Catarina

Bom dia! Sou de Canoinhas(SC), um mês atrás começamos sentir picadas em casa, elas ficam inchadas como se fosse uma picada de "borrachudo", mas após alguns dias, começamos encontrar no corpo pequenos insetos, hoje consegui encontrar um morto em cima da água, busquei informações mas não encontrei ainda. Esse inseto é perigoso?
Marcelo Miranda Lima.
Leonardo Freitas: aparenta ser um macho de alguma espécie de formiga, se for, eles são pacíficos.

Cesar: Marcelo, estou concordando com o comentário do Leonardo de que esta é uma formiga, não sei se macho, com o gáster deste tamanho eu apostaria em uma rainha, talvez de Monomorium ou Solenopsis (Formicidae: Myrmicinae: Solenopsidini). A ferroada das lava-pés (grupo dentro de Solenopsis) é semelhante ao descrito, mas é muito difícil que seja, pois elas constroem ninhos de terra com muitos indivíduos, agressivas se perturbadas, mas não sei se as rainhas são capazes de ferroar e as operárias não deveriam ser encontradas esporadicamente em casa desta forma.

Atualização Mar./2.018 - Eduardo Fox: A formiga na foto é uma rainha. Difícil de dizer com certeza o gênero mas certamente Myrmicinae. Concordo que parece com rainha de Solenopsis, mas certamente não é de nenhuma lava-pés. Talvez de alguma espécie de "formiga-ladra", como Solenopsis helena. Enfim: nada com o que se preocupar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário