segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Cadeia alimentar, casal e filhotes de aranha gigante

Sou apaixonada nessa danada.. 
Outro dia consegui uns cliques de uma pegando um besouro.. Coisa mais linda do mundo!
Angel Attrot de Itapecerica da Serra, São Paulo.
Olá, Cesar. Pode confirmar se a aranha nas fotos abaixo é uma Nephilengys Cruentata? Fotografei em Tiradentes, MG, em um poste de cimento. Aquelas bolinhas na teia à esquerda são filhotinhas.

Uma curiosidade: de noite ela costuma ficar com o ventre voltado para "fora do poste" e as bolinhas no ventre refletem a luz do poste ou da lua, imagino que ajude a atrair insetos.

Se precisar, tem fotos maiores, com melhor resolução em flickr.com
Celso, pode tirar o talvez do Flickr, as muitíssimas aranhas na imagem são Nephilengys cruentata (Artaneidae: Nephilinae, ant. Nephilidae), apenas deixe o epíteto cruentata com inicial minúscula. Esta é uma espécie exótica, de origem africana, não temos outra muito semelhante.

A sua teoria é muito interessante. Minha objeção é que frequentemente ela constrói sua teia abrigada, em construções humanas, mas claro que estas manchas devem ter surgido antes da sua associação conosco.

A imagem da Angel não mostra só a cadeia alimentar, mas mostra também uma fêmea bem barriguda com o macho à direita, sobre seu abdome, combinando bem com o registro do Celso.

Este era disparado o pedido mais frequente no Insetologia, mas creio que perdeu este posto para as ninfas de maria-fedida, não tenho mais controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário